Os dez pontos-chave do programa de liberação nacional e justiça social do Partido da não globalização

Portugal

Os dez pontos-chave do programa de liberação nacional e justiça social do Partido da não globalização (PARDEM).

I. Desfazer todas as reformas neo-liberais levadas nos ùltimos quarenta anos.

II. Conquistar de novo a soberanía politíca, militar e diplomàtica da França. Para isso, temos que saír da União Europeia e da submissão a OTAN ; para criar novas relações internacionais estabelecidas no co-desenvolvimento, sem globalizção.

 

III. Saír do Euro dando, de novo, a bolsa de valores o seu papél propío para conquistar de novo a soberanía monetaria e financeira do país.

IV. Nacionalizar as grandes empresas, serviços publicos, meios de comunicação, obrigando os gobiernos a optar por medidas proteccionistas e orientar-se para uma reestructuração ecológica, social e democràtica das técnicas de produção, de distribuição e consumo.

V. Praticar uma politica de igualdade, fazendo uma nova partilha da mais-valia do trabalho para conquistar de novo uma soberania fiscal.

VI. Restabelecer uma verdadeira politica de emprego para todos e em ùltimo recurso, è o estado o « empregador ».

VII. Que todos beneficiam de previdência social e dos serviços pùblicos equitativamente, para garantir uma justiça social.

VIII. Bom viver numa sociedade que preserva a biodiversidade e os recursos fósseis e ão mesmo tempo, asseragurar a sua autonomia alimentar. Para isso, deve-se desenvolver a àgricultura de tipo rural e regressar a uma autonomia de energia con um plano de abandono progressivo da energia nuclear.

IX. Restabelecer a instução pùblica, desenvolver a investigação, promover a língua e a cultura francesa.

X. Reconstruir um estado republicano para garantir o interesse geral e as liberdades pùblicas, a democracia, a laicidade e a indepencia da justiça.